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O primeiro passo é entender que há 4 (quatro) informações básicas em cada referência.
– Nos números brancos, grandes, está a quilometragem que deverá estar marcada no hodômetro da moto naquele ponto.
– Logo abaixo, os 4 (quatro) retângulos maiores (dispostos verticalmente), com conjunto de 5 (cinco) números, representam o tempo decorrido pelo piloto, desde a largada, até aquele ponto.
À direita destas linhas está a TULIPA, cujo desenho deve representar o mais fielmente possível o ponto onde moto e piloto devem estar naquele momento. A bolinha preta representa o piloto (e sua moto) e a seta representa o destino (direção) para onde este deve seguir.
– À direita da tulipa, estão quatro pequenos retângulos (dispostos verticalmente), que irão conter a velocidade média (Km/h) a ser mantida pelo piloto. De cima para baixo, das categorias mais experientes (Master e Senior), até as menos experientes (Novatos e Estreantes). Estes retângulos também são utilizados para informar se o trecho é de deslocamento (representado pela letra “D”) ou neutralizado (descanso, representado pela letra “N”).
Agora, se já deu para entender que você será a “bolinha” e a “seta” é a direção que você deve seguir, vamos interpretar o exemplo da planilha ao lado, levando-se em consideração apenas a média da categoria ESTREANTE (a 4ª linha de cima para baixo).
Como deve ter ficado bem claro, a largada será feita no ponto entre a igreja (que deve estar à sua direita) e o bar (que deve estar à sua esquerda). Lembre-se que este é apenas um exemplo. .
Pronto, depois de ter “largado”, de acordo com a planilha você irá percorrer 0,52 km (ou seja, 520 metros) onde chegará ao fim do trecho asfaltado, entrando em uma estrada de terra (perceba a mudança de espessura da linha entre a bolinha e a seta)
Na terceira referência você terá percorrido 0,73 km (730 metros) e irá atravessar um trilho de trem. Logo após o trilho haverá uma casa, à sua esquerda.
Na quarta referência, com exatos 0,98 km (980 metros) você irá PASSAR por uma entrada “em curva” à esquerda, enquanto do seu lado direito deverá ter uma árvore. Na quinta referência acaba o deslocamento (trecho em que a velocidade média é liberada) e começa a prova propriamente dita. Então, quando você atingir 1,05 km estará em uma tronqueira (para quem não conhece, é uma espécie de porteira, porém feita de arame farpado e pedaços de paus). A diferença é que a partir deste ponto você só poderá sair quando seu cronômetro estiver marcando 0:06:00 (ou seja, seis minutos) e sua velocidade média daí para a frente terá que ser 36 Km/h.
Se conseguir manter exatos 36 Km/h no próximo trecho, você atravessará uma ponte quando seu hodômetro estiver marcando 3,14 km e seu cronômetro estiver com 0:12:53. (12 minutos e 53 segundos).
Na referência seguinte, aos 3,32 Km, ainda mantendo uma velocidade média de 36 Km/h, você irá passar por uma porteira e fazer uma curva para a esquerda. Atente para o meio desta curva, onde você poderá observar uma pequena trilha à direita. Você não deve entrar nessa trilha, e sim seguir a direção da seta. Neste ponto, o cronômetro deverá estar marcando 0:13:53.
Na penúltima referência, com 4,39 Km percorridos, você irá fazer uma curva para a direita, contornando um bambuzal, com o cronômetro em 0:14:40.
Quando chegar à última referência, 4,68 Km, você estará em um trecho neutralizado, ou seja, uma parada para descanso (que pode variar de 1 a 30 minutos, ou até mesmo 1 hora. O tempo de NEUTRO será informado pelos organizadores da prova). Ali, perceba que acaba a “estrada de terra” (linha fina, reta) e começa uma trilha (linha sinuosa).
Esses desenhos variam de acordo com cada organizador, mas é comum que os trechos mais duvidosos venham acompanhados de alguma coisa escrita para deixar tudo mais claro. Os trechos mais perigosos normalmente vêm sinalizados com “curecas” (bolinhas pretas iguais à que representa você e sua moto na tulipa). Quanto mais “curecas” mais perigoso é o trecho. Outro recurso bastante utilizado pelos organizadores é a palavra “ATENÇÃO” para alertar os pilotos.
Há uma infinidade de “desenhos” para tulipas, mas sempre de acordo com o trecho por onde você estará passando. Veja ao lado mais alguns deles.
No primeiro, de cima para baixo, você terá que atravessar um rio (A quantidade de “ondinhas” determina a profundidade, variando de 1 linha para “córrego” e 3 linhas para “rio fundo”).
No segundo, você seguirá em frente ao passar por um curral à sua direita.
No terceiro você irá passar por um poste de energia elétrica.
No quarto e último, você estará “beirando” uma cerca de arame farpado e passará à esquerda de um cupinzeiro.
Bom, é isso. Espero que vocês tenham entendido essa rápida explicação.
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