- +1 (212)-695-1962
- info@elementskit.com
- 463 7th Ave, NY 10018, USA
OBJETIVO
DEFINIÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PROMOÇÃO E SUPERVISÃO
REGULAMENTO COMPLEMENTAR
Deve conter OBRIGATORIAMENTE:
3.1. Período, local e valor das inscrições;
3.2. Data, hora e local do sorteio e entrega da planilha;
3.3. Data, hora e local da largada (promocional e oficial), vistoria, chegada e divulgação do resultado;
3.4. Nome dos responsáveis pela Direção e Organização da Prova;
3.5. Penalizações complementares, se necessárias, por problemas de segurança;
É desejável que contenha:
3.6. Informações a respeito de trechos específicos, testes especiais, etc;
3.7. Informações sobre aferição da quilometragem (moto, equipamento, pressão dos pneus, etc);
3.8. Informar o nome do membro da organização que irá participar do JP (Júri de Prova);
3.9. Local e hora (do primeiro concorrente), de abastecimento e neutro de almoço;
3.10. Informar o tipo de motocicleta que levantou o enduro.
PROVAS
4.1. Para serem consideradas válidas para cada uma das categorias do Campeonato as provas indicadas deverão cumprir o que segue, para cada categoria:
4.2. Cada prova será válida por uma etapa. Se por ventura alguma prova tiver a duração de dois dias, cada dia valerá como uma etapa.
4.2.1. Obedecer a este Regulamento e demais normas impostas pela CBM.
4.2.2. Ter um número mínimo de 8 Postos de Cronometragem (PC) não anulados, em cada etapa.
4.2.3. Não poderá haver anulação, por motivos técnicos ou outros de mais do que 25% (vinte e cinco por cento) dos PC’s ativados.
4.2.4. Por PC ativado, entende-se aquele em que tenha sido anotada a passagem de pelo menos um concorrente.
4.2.5. A apuração do resultado de cada etapa deverá ser, obrigatoriamente, informatizada com utilização de Sistema reconhecido e aprovado pela comissão de Enduro de Regularidade da FPM.
4.3. O Campeonato Paulista de Enduro de Regularidade 2010, somente será considerado concluído após a realização de, no mínimo, (6 – SEIS) etapas.
4.4. Não serão válidas etapas noturnas neste Campeonato.
4.5. A prova poderá ser realizada em vários dias, valendo uma etapa para cada dia.
4.5.1. Cada etapa deverá Ter, no mínimo, 8 PC’s de tempo válidos.
CATEGORIAS
GRADUAÇÃO
6.1. Os pilotos campeões e vice-campeões brasileiros e de seus respectivos estados, no ano imediatamente anterior, das categorias SENIOR, JUNIOR e NOVATOS, terão, obrigatoriamente de competir na categoria acima da que foi campeão, independentemente de idade ou de sua graduação em seu estado.
6.2. Os pilotos MASTER com idade acima de 35 anos, poderão optar em correr na categoria SÊNIOR, salvo condições descritas no item 6.1.
6.3. A categoria OVER 40 será constituída pelos pilotos maiores de 40 anos, completos antes do início do campeonato
6.4. A categoria OVER 50 será constituída pelos pilotos maiores de 50 anos, completos antes do início do campeonato.
6.5. Na categoria NOVATOS REGIONAL , só poderão participar pilotos da região onde será realizada a prova.
Estes pilotos só poderão participar de uma prova nesta categoria. Se o piloto resolver participar de outra prova do campeonato, o mesmo deverá obrigatóriamente se filiar .
INSCRIÇÃO
7.1. Todo piloto INSCRITO NA FPM que concorrer nas provas do Campeonato Paulista de Enduro de Regularidade do Estado de São Paulo pontuará automaticamente.
7.2. A Organização da prova deverá solicitar ao órgão competente o alvará de prova até sete dias antes do evento.
7.3. Ao assinarem a Ficha de Inscrição, os pilotos eximem a FPM, CBM, Clube Organizador, promotores e patrocinadores da Prova de toda e qualquer responsabilidade por dano de qualquer espécie que venha a causar a terceiros e/ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.
7.4. Todos os pilotos inscritos na prova devem estar filiados a CBM . Esta filiação é obrigatória, exceto na Categoria NOVATOS REGIONAL.
7.5. Poderá haver na prova uma categoria denominada Regional. Esta categoria destina-se a pilotos da região onde será realizada a prova. Estes pilotos não são obrigados a se filiar. O piloto regional concorrerá normalmente na prova com direito a troféus e demais prêmios da prova, porem, não marcará pontos no campeonato. O piloto regional só poderá participar de uma etapa do Campeonato. Se o mesmo optar em participar de outras provas, ele será obrigado a se filiar. O piloto Regional somente iniciará sua pontuação após sua filiação na FPM, não sendo computada sua participação “regional” de adaptação.
VISTORIA
8.1. Para os pilotos, são obrigatórios os seguintes itens: capacete, óculos ou viseiras, luvas, botas e roupas resistentes.
8.2. No capacete deverá estar escrito, em local visível e de forma legível, o nome do piloto, grupo sangüíneo e fator Rh.
8.3. A moto deve estar em bom estado mecânico, e sistema de escape com ruído dentro dos limites legais.
8.4. O chassi da motocicleta poderá ser lacrado na vistoria. O NUMERO DO CHASSI SERÁ CONFERIDO. NÃO LARGARÃO MOTOCICLETAS SEM O NUMERO DO CHASSI.
8.5. Poderá haver postos de vistoria, ao longo do percurso da Prova.
8.6. A direção de Prova poderá impedir a largada, ou continuação na Prova, de concorrente ou moto que não apresentar-se em conformidade com o que estabelece este Regulamento.
8.7. Haverá PC de tempo ou de roteiro na vistoria, mas somente serão penalizados os concorrentes que se atrasarem, até um limite de 900 (novecentos) pontos que correspondem a mais de 15’05” de atraso, ou conforme previsto no regulamento complementar.
8.8. A Prova inicia-se no horário ideal do primeiro piloto ou na abertura do PC de vistoria da largada (se houver) e encerra-se somente após realizada a vistoria de chegada (entende-se por prova cada etapa)
8.9. O piloto poderá ser examinado clinicamente antes, durante e após a competição, estando sujeito a desclassificação da Prova, caso negue-se ao exame.
8.10. O piloto poderá trocar de moto entre uma etapa e outra. Deve fazer comunicação por escrito ao diretor de prova ou membro da Organização da Prova e proceder a vistoria da nova moto.
10.1. Deverão largar na ordem: MASTER / SENIOR / OVER 40 / JUNIOR / OVER 50 / NOVATOS E NOVATOS REGIONAL.
10.2. A largada é de responsabilidade de cada participante, baseado na hora oficial e na lista de largada fornecida pela organização da prova.
10.3. Em principio as largadas serão automáticas. Porém, quando o Regulamento Complementar informar que a Largada é Manual, a organização colocará um PC de LARGADA (roteiro com tempo fixo) visando confirmar a passagem do piloto no seu horário ideal de largada. Não largar no horário ideal perde 300 pontos.
PLANILHAS
11.1. Por trecho, entende-se o percurso situado entre dois pontos onde o odômetro deva ser “zerado” e/ou a velocidade média seja alterada.
11.2. Serão fornecidas aos participantes, e somente a estes no início da Prova, com pelo menos 60 (sessenta) minutos de antecedência a sua hora ideal de largada.
11.3. Não poderão ser entregues de forma parcelada na competição.
11.4. Poderão conter médias para tempo seco e para chuva.
11.5. Serão em formato ROLL BOOK, de largura 57mm (± 2mm), com comprimento no mínimo de 25cm.
11.6. A simbologia deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro, obrigatoriamente na seqüência Km, desenho referência, valor, tempo, observações.
11.7. Nos símbolos usados, a “bolinha”, que identifica a posição do concorrente, estará sempre na posição inferior do diagrama.
11.8. Os ângulos da simbologia deverão representar com a melhor fidelidade possível, os ângulos reais das encruzilhadas e bifurcações.
11.9. Os obstáculos que, por não serem facilmente visíveis, possam representar perigo para os pilotos, devem, OBRIGATORIAMENTE, estar bem assinalados na planilha. Exemplo: arames esticados, cercas, cancelas, valas, galhos, etc.
11.10. A (s) entrada(s), desvios ou bifurcações, de mesmo sentido que situar(em)-se a menos de 50 m de alguma entrada, desvio ou bifurcação pertencente ao roteiro (a ser referida na planilha) também deverão constar da planilha, sob pena de cancelamento do PC.
11.11. Os desenhos das planilhas deverão seguir, o mais fielmente possível, o quadro de desenhos padronizados (anexo 1 deste regulamento).
11.12. Os caracteres de indicação da quilometragem na planilha, devem ter o tamanho mínimo de 22 na fonte arial do Microsoft Word.
11.13. A Organização da Prova poderá recolher a planilha no final da Prova, podendo o piloto sofrer penalização de 300 pontos, desde de que devidamente avisado no Regulamento Complementar da prova
12.1. As indicações quilométricas referem-se sempre a posição da bolinha, que é o local onde o levantador da prova estava na hora em que visualizou e desenhou a planilha. Este ponto dista cerca de 3 metros da referencia em questão. Por exemplo, no caso de um cruzamento, a bolinha é um ponto imaginário 3 metros antes do cruzamento. Este é o ponto exato de aferição do velocímetro, e calculo do PC, caso esteja nesta referencia. Os PC’s que forem anotados fora deste ponto, deverão ter seu tempo corrigido para a nova referencia quilométrica. Isto deve ser observado, principalmente em referencias que envolvem áreas muito grandes, e ou médias horárias muito baixas.
12.2. As velocidades serão dadas em km/h (quilômetros por hora) e representadas por números inteiros.
12.3. A velocidade média máxima em estradas de terra não poderá ser superior a 66 km/h, e em trechos de asfalto, 69 km/h, devendo-se evitar velocidades médias elevadas.
12.4. Em hipótese alguma a velocidade média exigida no trecho, poderá ser superior à permitida pelo Código de Trânsito para o local.
12.5. É proibido o uso de trajetos que conduzam aos concorrentes percorrerem o mesmo trecho simultaneamente em contramão, a não ser em deslocamentos dentro de cidades ou estradões.
IDENTIFICAÇÃO DO PILOTO
12.1 Não será permitida a participação de pilotos menores de 18 anos.
IDENTIFICAÇÃO DA MOTO
14.1. A documentação da moto e do piloto é de única e exclusiva responsabilidade do concorrente ou piloto.
CONSTITUIÇÃO DA PROVA
15.1. Trecho de regularidade é o que tem definida a velocidade média, e na qual cumpre ao piloto manter-se com a melhor precisão possível.
15.2. Neutralizado é um ponto do roteiro, em que é dado um tempo de parada para o piloto.
15.3. Deslocamento é um trecho em que é dado um tempo máximo para ser percorrido. Nele, não há média horária definida, sendo normalmente usado para travessias de locais povoados, sendo, contudo, para efeito de calculo deste tempo, um valor de, no máximo, equivalente a uma média de 30Km/h. Especialmente nestes trechos o piloto deve observar, rigorosamente, as leis de trânsito.
15.4. Em casos de deslocamentos em asfalto ou vias rápidas, deverão seguir as leis de trânsito vigentes nos trajetos, com velocidade nunca superiores a 80Km/h.
15.5. Cada etapa do campeonato deverá ter, no mínimo, 5 horas de prova ou 150 Km de extensão.
TESTES ESPECIAIS
ALTERAÇÕES NO ROTEIRO
17.1. No caso de impossibilidade de continuação no roteiro, por ação de agentes externos à Prova, não identificados em 16, como proprietários dos caminhos ou autoridades policiais serão anulados os PC’s colocados além deste ponto, para as categorias afetadas pelo ocorrido. A critério da Direção da Prova, e de acordo com as características do trajeto, os PC’s colocados além do neutro mais próximo, poderão ser validados.
ALTERAÇÕES NA PROVA
18.1. Se por qualquer motivo de força maior, ou de segurança, a Prova não puder ser realizada, os Organizadores, Promotores, Patrocinadores e a CBM, não serão obrigados a nenhuma indenização, além da devolução das inscrições efetuadas.
APOIO
19.1. Também não será permitido que quaisquer concorrentes sejam acompanhados por outras motos (inscritas na Prova ou não), com a finalidade de lhe prestar apoio físico ou de outra espécie. Tal fato poderá ser comprovado pelos registros de passagem nos PC’s, ou pelos fiscais de PC’s
19.2. A não observância deste artigo, implica na desclassificação do(s) concorrente(s) faltoso(s).
CRONOMETRAGEM – POSTOS DE CONTROLE
20.1. Os PC’s serão colocados em pontos aleatórios do percurso, de pouca visibilidade a distância e localização conhecida unicamente pela Direção da Prova.
20.2. PC deverá ser sinalizado por uma bandeira amarela, com dimensões mínimas iguais a 30×30 cm (trinta por trinta), que deverá estar colocada no ponto de marcação da passagem dos concorrentes.
20.3. Os concorrentes, ao avistarem a bandeira amarela, ou o “funil” de chegada no PC (desde que estejam em seu roteiro atual), deverão dirigir-se aos fiscais, em linha reta e sem parar ou apoiar-se em qualquer obstáculo. No “funil”, devem parar, se assim o fiscal decidir, e terem seus tempos de passagem registrados, somente prosseguindo após a liberação do fiscal.
20.4. O concorrente terá seu tempo registrado, ao passar no ponto que marca o local do PC.
20.5. Só serão válidos os PC’s realizados por, no mínimo, duas pessoas e utilizando-se de, no mínimo um Coletor de Dados Eletrônico.
20.6. A segunda pessoa anotará manualmente apenas o número da moto e a ordem que ela passou no PC. Caso uma moto tenha sido anotada no papel e não conste no coletor de dados, a direção de prova dará o tempo desta moto como sendo o tempo médio entre a moto imediatamente anterior e posterior, a esta, na anotação do coletor de dados eletrônico.
20.7. Os PC’s poderão ser de roteiro, ou de roteiro e tempo (mistos).
20.8. PC de roteiro visa apenas confirmar a passagem do concorrente, dentro de um intervalo de tempo definido. Será prioritariamente usado em locais de difícil passagem, sujeitos à congestionamentos e também onde haja possibilidade de se cortar caminho. Poderá ser usado dentro de trecho de deslocamentos e será permitida a anotação manual.
20.9. O concorrente terá que chegar no PC, por caminho pertencente ao roteiro e no sentido do deslocamento da Prova. Caso contrário, perde os pontos relativos ao PC de roteiro.
20.10. PC de roteiro vale 900 (novecentos) pontos fixos. Se o concorrente não passar por ele, ou adiantar-se mais do que 5′ (cinco minutos), ou atrasar-se mais do que 20′ 05″ (vinte minutos e cinco segundos), ou chegar nele por caminho diferente ou de direção oposta ao roteiro, perde 900 (novecentos) pontos. Excetua-se neste caso, o PC de vistoria, que é regulado conforme o item 8.7.
20.11. O PC misto visa conferir a navegação (manutenção da média) e será sempre, também de roteiro. Não há PC exclusivamente de tempo. O PC misto vale até 1.800 (mil e oitocentos) pontos, sendo 900 (novecentos) pelo roteiro e 900 (novecentos) pela manutenção da média horária.
20.12. O concorrente perde 1 (um) ponto por segundo de atraso em relação a sua hora ideal de passagem pelo PC, descontada a tolerância de 5″ (cinco segundos). Além deste tempo de atraso e até 20′ 05″ de atraso, serão imputados 900 (novecentos) pontos fixos. Além de 20′ 05″ de atraso, ou não passando no PC, o concorrente perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.
20.13. O concorrente perde 3 (três) pontos por segundo de adianto em relação a sua hora ideal de passagem pelo PC, sem margem de tolerância. Além de 5′ (cinco minutos) de adiantamento, o piloto perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.
20.14. Resumo, para todas as categorias:
| 5’ ou + | Até 5’ | 0” a 5” | 6” até 15’ 05” | de 15’ 06” a 20’ 05” | 20’ 06” ou + |
|
| 1.800 | 3 a 900 | 0 | 1 a 900 | 900 | 1.800 |
|
20.15. A tolerância de passagem no PC (Posto de Cronometragem) será de 5” (cinco segundos) por atraso. Para adiantamento na passagem HAVERÁ UMA TOLERÂNCIA DE 3 SEGUNDOS.
20.16. O PC poderá ser anulado para uma ou mais categorias.
20.17. Para efeito de contagem de pontos perdidos, no caso de haver mais de uma anotação de passagem, valerá a primeira passagem do concorrente pelo PC.
20.18. Cancelamento de PC.
20.18.1. Se constatado erro na planilha (pela Organização), somente terá validade o PC localizado após o 2 PMM subseqüente. Entende-se também como PMM os neutralizados técnicos. Caso a organização considere esta quantidade de PMM insuficiente, poderá estender a não validade dos PC’s por mais alguns trechos.
20.18.2. Caso ocorra bloqueio ou fechamento de um trecho da Prova, a Organização terá a faculdade de cancelar total ou parcialmente os PC’s do trecho. Este caso se aplica somente a problemas causados pela Organização da Prova, tais como referência errada ou informações inverídicas, ou impedimento pelo proprietário de terrenos, sítios, fazendas, etc.
20.18.3. Considera-se erro de tempo acumulado para cancelamento de PC, somente aquele erro anterior ao PC, sendo desconsiderado erro no fechamento do PMM.
20.18.4. A CBM reserva-se o direito de realizar, durante uma ou mais provas deste Campeonato, um ou mais PCs totalmente eletrônico. As regras a serem adotadas nestes PCs, serão estabelecidas em um adendo a este regulamento e devidamente avisado no Regulamento Complementar da prova.
20.18.5. Nas provas com apuração através de GPS , será ofertado ao piloto a possibilidade de um segundo aparelho GPS como um Backup para eventuais problemas que possam haver com o equipamento de cronometragem .
Caso o piloto opte por utilizar somente 1 equipamento e o mesmo venha a sofrer algum dano no decorrer da prova , será utilizado o critério de manter-se uma média ponderada da posição do piloto até o momento em que se tenha cronometragem , desde que a prova não apresente nenhuma dificuldade extra aos participantes no trecho ” não cronometrado ” , caso em que ocorra um trecho em que os pilotos percam muitos pontos acima da média, o concorrente com problemas no equipamento receberá uma pontuação acima do ultimo concorrente de sua categoria .
Pelas caracteristicas dos equipamentos utilizados, não existe a possibilidade de ” erros intermitentes ” ou seja , ou funciona ou não funciona , portanto , erros em algum PC especifico, não serão considerados.
CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO
21.1. A classificação e pontuação do piloto em cada etapa do Campeonato, será exclusivamente por categoria, não havendo classificação ou pontuação pelo geral da Prova.
21.2. Para obter classificação na etapa, o piloto deverá ter passado em pelo menos 50% (cinqüenta por cento) dos PC’s ativados, com pontuação igual ou inferior a 900 (novecentos) pontos. Aos que não obtiverem este desempenho, não será atribuída classificação na Prova ou pontuação para o Campeonato.
21.3. Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores, o critério de desempate na etapa será:
21.4. A pontuação a ser atribuída aos pilotos por etapa:
1° lugar – 25 pontos | 6° lugar – 15 pontos | 11° lugar–10 pontos | 16º. lugar–05 pontos |
2° lugar – 22 pontos | 7° lugar – 14 pontos | 12°lugar– 09 pontos | 17º.lugar–04 pontos |
3° lugar – 20 pontos | 8° lugar – 13 pontos | 13° lugar– 08 pontos | 18º. lugar–03 pontos |
4° lugar – 18 pontos | 9° lugar – 12 pontos | 14° lugar–07 pontos | 19o.lugar–02 pontos |
5° lugar – 16 pontos | 10° lugar–11 pontos | 15° lugar– 06 pontos | 20º. lugar – 01 ponto |
21.5. Ao final do Campeonato, será proclamado Campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos, em cada categoria.
21.6. Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores de uma categoria, o critério de desempate para definir o Campeão será: · melhor colocação para quem tiver maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, passa-se a considerar o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente. Se mesmo assim persistir o empate, terá melhor classificação o piloto que obtiver a melhor colocação nas etapas em ordem inversa.
21.7. Haverá critério de descarte de DUAS ETAPAS N-2 no Campeonato. Poderá ser descartada etapa em que o piloto não tenha participado.
21.8. Haverá critério de N-1 (PC) na etapa.
22.1. Manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição.
22.2. Respeitar todas as disposições constantes no presente Regulamento, no Regulamento Complementar e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito.
DEVERES DA ORGANIZAÇÃO
23.1. Fornecer trecho específico para aferição da quilometragem ou confeccionar a planilha sem média no primeiro trecho, (deslocamento), o qual servirá como aferição.
23.2. Pelo menos 15 minutos antes da divulgação dos resultados, afixar os horários de passagem de cada categoria , ou distribuir ficha individual de passagem de cada piloto, possibilitando aos concorrentes, a conferência dos lançamentos dos dados.
23.3. Após a divulgação do resultado de cada categoria, deverá apresentar ficha de desempenho da categoria, onde conste os pontos perdidos de TODOS os pilotos em TODOS os PC’s.
23.4. A Organização deve informar, até 60 (sessenta) minutos antes da largada, o critério de médias, tempo seco ou chuva.
23.5. Entregar a Comissão da FPM e Comissário da CBM, os resultados da Prova na seguinte forma:
23.5.1. Ficha Técnica da Prova;
23.5.2. Classificação das diversas categorias;
23.5.3. Planilha de pontos perdidos das categorias, onde constem TODOS pontos perdidos em TODOS os PC’s, numa única folha;
23.5.4. Fichas de inscrição devidamente preenchidas.
23.6. Providenciar a abertura de todas as porteiras, cancelas e afins, pertencentes ao roteiro, evitando assim, que somente o primeiro piloto perca tempo nesta tarefa. Esta tarefa deverá ser feita por membro da Organização, que assume a condição de “piloto zero”. Haverá pelo menos dois “Limpa trilhas” que darão auxilio ao piloto. Eventuais problemas mecânicos deverão ser providenciados após a prova pelo piloto ou sua equipe.
23.7. Entregar ao Comissário da FPM e CBM cópia dos ofícios enviados pela Federação, às autoridades competentes informando sobre a realização do evento.
23.8. Sinalizar de forma clara, os caminhos que não possam ser facilmente identificáveis por referências na planilha.
PENALIZAÇÕES
25.1. Nas Provas, os pilotos poderão ser penalizados pelas seguintes faltas:
PREMIAÇÕES
RECLAMAÇÕES E PROTESTOS
27.1. Protestos contra o resultado, deverão ser entregues por escrito à Organização, até 15 (quinze) minutos após a entrega da planilha de pontos perdidos por categoria, ou até 30 (trinta) dias, no caso de divulgação dos resultados em data diferente ao da Prova. Deverá ser acompanhado de valor igual a 1 (uma) taxa de inscrição.
27.2. Se a Organização não puder dar solução ao protesto, em até 30 (trinta) minutos após o prazo máximo para recebimento dos mesmos, deverá ser marcada nova data e local para entrega de resultados e troféus da categoria.
27.3. Se o protesto for procedente, o valor depositado retornará ao protestante, caso contrário, reverterá para o protestado.
DISPOSIÇÕES GERAIS
28.1. A apuração dos resultados será acompanhada pelo representante da Comissão de Enduro .
28.2. Todas as Provas serão supervisionadas por um comissário de Enduro, nomeado pela CBM (quando necessário), e a este será facilitado o acesso a todos os detalhes da Organização da Prova.
28.3. Para que sejam autorizados a promover e/ou organizar novas competições, os clubes e os organizadores deverão obedecer a este Regulamento.
28.4. Os casos dúbios, não previstos, as dúvidas, incorreções e divergências na interpretação do presente Regulamento serão decididos pelo comissário da CBM (quando necessário) ou pelo Diretor de Prova.
COMPETÊNCIAS
Conheça nossos Pilotos
Aqui você encotrará tudo sobre nós, e também informações úteis